domingo, 5 de janeiro de 2014

Retrospectiva Literária de 2013

"Cinco dias depois que o ano passou e você ainda quer quer fazer retrospectiva Mariana?",sim meu caro leitor é isso que eu vou fazer!

Estive pensando em fazer uma retrospectiva dessas desde o começo de novembro,porém eu não sabia por onde começar.E acabei encontrando um tipo de retrospectiva bem legal criada pela Tary do Doces Rodopios,que eu encontrei no blog da Ana Luísa,o Minha vida como ela é.Achei ela tão legal que eu perguntei se eu poderia fazer uma igual e ela deixou!
Então vamos a ela!

Livros lidos em 2013
(Não necessariamente na ordem em que eu li eles)

Percy Jackson e Os Olimpianos - O Mar de Monstros;Percy Jackson e Os Olimpianos - A Maldição do Titã; Percy Jackson e Os Olimpianos - A Batalha do Labirinto;Percy Jackson e Os Olimpianos - O Último Olimpiano; As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos; Scott Pilgrim Contra o Mundo: Volume 3;
Assassin's Creed - Renascença;Fernando Pessoa - Antologia Poética;O Guardador de Rebanhos e Outros Poemas;A Metamorfose;Vidas Secas;Capitães de Areia;A Marca de Uma Lágrima;Sentimentos do Mundo;A Pirâmide Vermelha;Depois do Quinze;O Príncipe;Os Segredos das Investigações Criminais.

O melhor casal literário

Pedro Bala e Dora de Capitães de Areia,Jorge Amado.Juro eu me apaixonei por eles,pelas história de vida desses dois e por tudo o que passaram,a cada pilhagem,cada sorriso.Dora mãe.Dora irmã.Dora noiva.Dora esposa (relembrando uma questão de uma prova de português).Cada momento,cada palavra deles dois e uma morte inesperada que me pegou muito de surpresa!!!


Virei a noite lendo

A Pirâmide Vermelha da saga As Crônicas dos Kane,de Rick Riordan.Pode se dizer que esse ano foi um ano Rick Riordan,pois eu só li na maioria livros dele!O livro conta a história de Cater e Sadie Kane,dois irmãos que foram separados quando a mãe destes morre quando eles eram pequenos.Carter passa a viver um importante egiptólogo,que sempre esta em viagem.Já Sadie passa a morar com os avós maternos em Londres.Os dois só se vem uma vez por ano,no Natal.Seis anos depois da morte de sua mãe,no Natal,o Dr.Kane leva os irmãos a uma visita de "pesquisa" ao Museu Britânico,onde ele espera acerta as coisas de sua família.Ao contrário,ele liberta o deus egípcios Set e outros cinco deuses,jogando-o no esquecimento e força as crianças fugirem para salvarem suas vidas.Logo,os irmãos Kane descobrem que fazem parte de uma longa liagem de faraós ligados a Casa da Vida.E assim eles embarcam numa grande aventura para derrotar Set e descobrir o que aconteceu com o seus pais.
Queria ter escrito a resenha dele,mas não tive tempo.Foi um desses livros que superou as minhas expectativas,porque eu achava que ia ser uma coisa muito parecida com Percy /Jackson,mesmo tendo umas partes que pareceram bastante,mas esta nova saga me conquistou por completo!Principalmente o Carter Kane,ele é bem mais legal que a irmã dele.


Soco no estômago

A Metamorfose de Franz Kafka.A história de Gregor Sansa,um caixeiro viajante,que num dia,depois de ter sonhos estranhos,acordou e não era mais um mesmo,era uma grande barata.Eu realmente fiquei cativada pela história,a cada coisa que ele sentia,eu sentia,a cada sofrimento dele,eu também sofria.Fiquei com ódio mortal da família dele,que não sabia lidar com aquilo!E a crítica que Kafka faz sobre a solidão e a invisibilidade humana são perfeitas demais!E o final mais triste e mais libertador de 2013.
Menção Honrosa para Vidas Secas de Graciliano Ramos.


O livro mais triste que eu li

A Maldição do Titã de Rick Riordan. Ok, Percy Jackson não é uma saga triste,disso eu sei,mas este livro foi triste e soturno.Grover encontra dois meios sangues,Nico e Bianca Di Angelo e Percy,Annabeth e Thalia,vão ao encontro deste,para levá-los para o Acampamento Meio-Sangue,só que este são surpreendidos por uma manticora que captura Annabeth e a leva para onde os titãs estão reunidos em San Francisco e para ajudá-los surgem as caçadoras de Ártemis, e inicia-se assim uma busca por Annabeth.E por conta da Zöe Doce-Amarga,uma caçadora de Ártemis,me fez chorar nesse livro.Foi lindo.


A maior decepção do ano

Assassin's Creed - Renascença de Oliver Bodwen.Tinham me avisado que o livro ia ser chato de ler,mas eu tinha feito meu comprar pra ele ler e depois ele dizer se era bom ou não,e ele leu e achou até legal,e tinha uns colegas da minha classe que também estavam lendo e eu pensei,"Por que não?".O livro conta a história de Ezio Auditore,um jovem que vê parte de sua família ser morta a mando da família Borgia e ele parte em busca de vingança contra todos.Não foi uma grande decepção por conta que o final valeu a pena,porém ele foi um livro muito cansativo.


O livro mais chato

O Príncipe de Nicolau Maquiavel.Como esse livro foi chato,pelo amor de Deus!Tive que lê-lo por conta de um seminário que eu tinha que fazer sobre ele e foi chato demais!O livro conta como um príncipe sobe o poder,como governar,como manter o poder,o porque de ser mais temido do que amado,entre outras ideias.Em si é um livro com um tema que não é chato,mas é uma leitura muito cansativa!


Quase morri de tanto rir 

Scott Pilgrim Contra o Mundo: Volume 3 de Brian Lee O'Malley.A cada luta com os ex-namorados de sua amada Ramona,Scott me fazia rir mais e mais!Eu realmente amei o final dessa saga épica!


Aventura,fantasia ou infanto juvenil

A Marca de uma lágrima de Pedro Bandeira.A história de Isabel,uma menina que se apaixona por um mesmo garoto que sua amiga também esta apaixonada e ela acaba ajudando a amiga a conquistar o garoto através de poemas,só que o garoto também esta apaixonado pela amiga de Isabel e ela vem pedir ajuda para esta e ela também escreve poemas para ele entregar para sua amiga.


Bate bola de personagens 

Personagem masculino apaixonante: Jon Snow,o bastardo de Eddard Stark de A Guerra dos Tronos de George R.R.Martin.Ele não pode saber nada,mas eu o amo demais e ele é o meu personagem favorito e ele esta vivo ainda!!
Personagem feminina admirável: Saide Kane da Pirâmide Vermelha; Ramona Flowers de Scott Pilgrim Contra o Mundo: Volume 3; Annabeth Chase de Percy Jackson e os Olimpianos.
Personagem mais chato: Isabel de a Marca de Uma Lágrima.
Personagem mais legal: Lorde Petyr Baelish de A Guerra dos Tronos.
Personagem que mais me identifiquei: Annabeth Chase de Percy Jackson.

Melhor livro de 2013

Posso dizer com toda certeza que A Guerra dos Tronos foi o melhor livro que li no último ano!A trama,os personagens,os lugares,tudo é tão real e também a série de livros se tornou a minha saga favorita.

Um comentário:

  1. Deu vontade de fazer essa retrospectiva também haha
    Adorei Mari! Dessa vez temos muitos livros em comum de 2013 né? HAUSHAUSHAUHS ♥

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar.